segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é a Biotecnologia?

Biotecnologia pode definir-se como a integração das ciências naturais e da engenharia para a utilização de organismos vivos, células, componentes celulares ou metabolitos com o objectivo de produzir, de forma sustentada, bens e serviços úteis ao homem.


A Biotecnologia pretende ser uma actividade sustentável, porque os componentes vivos dos processos utilizados se podem reproduzir e porque os processos biotecnológicos se desenvolvem à temperatura e a valores de acidez semelhantes aos que existem no ambiente, o que reduz a necessidade de utilização de energias não renováveis para catalizar as reacções químicas que dão origem aos diferentes produtos.

Gráficos da biotecnoligoa no Brasil




termo biotecnologia era utilizado principalmente na indústria de processamento de alimentos e na agroindústria.


"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

Antes dos anos 1970, o termo biotecnologia era utilizado principalmente na indústria de processamento de alimentos e na agroindústria. A partir daquela época, começou a ser usado por instituições científicas do Ocidente em referência a técnicas de laboratório desenvolvidas em pesquisa biológica, tais como processos de DNA recombinante ou cultura de tecidos. Realmente, o termo deveria ser empregado num sentido muito mais amplo para descrever uma completa gama de métodos, tanto antigos quanto modernos, usados para manipular organismos visando atender às exigências humanas. Assim, o termo pode também ser definido como, "a aplicação de conhecimento nativo e/ou científico para o gerenciamento de (partes de) microorganismos, ou de células e tecidos de organismos superiores, de forma que estes forneçam bens e serviços para uso dos seres humanos.

Exemplos de Produtos Biotecnológicos

- Farmacêutica – antibióticos, insulina, vacinas.

- Indústria Alimentar – iogurtes, queijos, leite fermentado, adoçantes, ácidos orgânicos (ácido cítrico, entre outros), bebidas alcoólicas, enzimas para o fabrico de pão.

- Têxteis e do Papel – enzimas para branqueamento, produção de tintas e modificação de fibras.

- Detergentes – enzimas para remover nódoas

- Combustíveis – alcoóis

- Plásticos – plásticos biodegradáveis a partir do amido ou bactérias

- Biorremediação – limpeza de solos e águas contaminadas

- Agricultura - fertilizante, pesticidas, variedades vegetais melhoradas por engenharia genética

Quatro Grandes Áreas Biotecnológicas – Quatro Cores


A Biotecnologia Branca diz respeito às aplicações industriais e ambientais. Inclui os processos industriais que utilizam enzimas e organismos para processar e produzir químicos, materiais e energia. Esta área inclui também a biorremediação através de microrganismos que retiram produtos tóxicos do ambiente, por exemplo no tratamento de águas residuais ou no combate a marés negras.

A Biotecnologia Azul dedica-se a aplicações com origem em organismos aquáticos. Esta área envolve a aplicação de métodos moleculares com base em organismos marinhos e de água doce, ou nos seus tecidos, células ou componentes celulares. O objectivo é aumentar as reservas de alimentos e a sua segurança, proteger espécies ameaçadas e ainda desenvolver novos fármacos.

A Biotecnologia Verde dedica-se às aplicações agrícolas e alimentares. As aplicações biotecnológicas desta área incluem métodos de melhoramento de variedades vegetais através da micropropagação, da selecção com marcadores moleculares e da utilização de tecnologia de DNA recombinante. As tecnologias desta área permitem ainda utilizar organismos e células vegetais para produzir ou transformar alimentos, biomateriais e energia.

As soluções utilizadas nesta área pretendem produzir plantas resistentes a doenças, a pragas, a pesticidas e condições ambientais adversas (por exemplo, a salinidade, as temperaturas extremas), ou plantas com teor nutritivo de maior qualidade.

A Biotecnologia Vermelha inclui as aplicações relativas à saúde. Esta área inclui a utilização de processos relacionados com a medicina e a farmacologia e que se baseiam na manipulação genética de organismos. Antibióticos, técnicas de diagnóstico, vacinas, terapia génica, testes genéticos, farmogenómica, células estaminais, entre outros, são exemplos das aplicações desta área.